O que é um e-commerce e quais suas vantagens?
Neste artigo, entenda o que é um e-commerce e quais as suas vantagens, além de dicas incríveis para começar a empreender no mercado digital. Quer saber mais? Continue lendo!
O que é um e-commerce?
Antes de mais nada, um e-commerce, também chamado de comércio eletrônico, refere-se aos negócios que estruturam todo o seu processo de compra e venda através da internet. Portanto, todas as transações comerciais são feitas através de ferramentas online.
Logo, fica fácil entender que o conceito de e-commerce vai muito além da criação de um site. Toda a sua estrutura online, por exemplo, é fator determinante para diferenciar o seu funcionamento – que, obviamente, está diretamente relacionada ao digital.
Nesse sentido, é importante destacar que o e-commerce integra dois processos básicos para um bom funcionamento: venda e atendimento. A partir disso, surgem outras automações que agregam valor ao e-commerce, como marketing, finanças e estoque.
Ou seja, ele facilita o trabalho e gestão de diversas frentes. No entanto, toda e qualquer questão logística acaba tendo um maior peso, uma vez que ela é responsável por enviar os produtos para todos os locais de atendimento selecionados.
Qual a diferença entre e-commerce e loja virtual?
Existem algumas diferenças entre e-commerce e loja virtual. O e-commerce, por exemplo, não se limita apenas ao seu site ou portal de vendas – isso é o que chamamos de loja virtual.
Portanto, a loja virtual é uma parte importante do e-commerce, mas não pode ser considerada o todo.
No entanto, quando o assunto é loja virtual, existem algumas concepções difundidas no mercado. Entende-se, por exemplo, que a loja virtual é o único canal de vendas de um e-commerce. As redes sociais, email marketing e outros meios de divulgação, por sua vez, tem como o objetivo levar o usuário à loja.
Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?
Além das confusões relacionadas a e-commerce e loja virtual, também existem grandes dúvidas sobre o que é um marketplace e o que o diferencia de um comércio eletrônico.
Em primeiro lugar, precisamos entender que o marketplace é apresentado como um tipo de e-commerce, ou seja, uma variação onde a loja virtual não é própria.
Em outras palavras, o marketplace oferece uma plataforma comum para que as empresas possam vender seus produtos, assim o comprador escolhe o que for mais conveniente.
Essa mesma plataforma é responsável por intermediar o processo de cobrança e, em muitas vezes, tem a responsabilidade de garantir a entrega e qualidade do produto vendido.
Existem uma série de marketplaces disponíveis no mercado, como exemplo, podemos mencionar a OLX, Mercado Livre, Americanas e a própria Amazon.
Quais as vantagens do e-commerce?
Agora que você já sabe o que é um e-commerce, vamos entender um pouco melhor sobre as vantagens e desvantagens do tema. Confira a seguir:
Venda a um clique de distância
Com anúncios estratégicos alinhados a um bom marketing digital, não existe nada que impeça a sua loja de realizar uma venda, especialmente quando os horários são flexíveis e os locais de atuação são estrategicamente selecionados.
Custos para manter o negócio
Funcionários, contas de luz, água, estrutura física… Nada disso precisa ser levado em consideração na hora de criar um negócio digital, já que todo espaço da loja é disponibilizado em plataformas na web.
O número de visitantes é muito maior
Comparado com um espaço físico, o número de visitantes de uma loja virtual é absurdamente maior. Além disso, o seu site pode vender para pessoas de todo Brasil, ao invés do público limitado naquela região.
Controle e análise de resultados
Com as ferramentas disponíveis no meio digital, é possível entender como seu comércio está impactando o seu público-alvo, além de entender melhores formas de atuação através desses dados.
Inovação e adaptação andam juntos
Um grande diferencial em relação a loja física é a possibilidade de inovar e adaptar as tendências rapidamente, afinal, o espaço digital pode ser modificado a qualquer momento.
Como criar um e-commerce
Bom, agora que você sabe o que é um e-commerce e quais são as vantagens de ter um, é importante saber quais são as barreiras de um empreendedor iniciante e por onde começar para criar um e-commerce.
Confira as dicas que preparamos para te ajudar neste processo:
1. Crie um site
Hoje em dia não precisamos obrigatoriamente de um desenvolvedor web para criar um site, isso porque as plataformas disponíveis no mercado são capazes de entregar toda solução e suporte necessário para o seu negócio.
Todavia, sites como WordPress, Wix, Weebly e NuvemShop podem te ajudar na criação do seu e-commerce.
2. Escolha um bom servidor
É provável que em algum momento você tenha algumas dificuldades técnicas no seu site, como lentidão no carregamento das páginas ou site “caindo” quando muitas pessoas acessam ao mesmo tempo.
Investir em um bom servidor, sem dúvidas, vai te ajudar a prevenir esses problemas.
3. Sistema de cobrança
O sistema de cobrança precisa ser absurdamente seguro, afinal, seus clientes vão pôr os dados pessoais e bancários nesse sistema.
Existem algumas opções disponíveis quando o assunto é esse, uma delas é a criação de um sistema direto, que em inglês é chamado de “seamless” ou “transparente”. Isso significa que o caixa fica dentro do próprio site do e-commerce.
Uma outra opção é o uso de meio indireto de pagamento, onde o “caixa” é um subadquirente – ou seja, uma terceira parte, como por exemplo o PagSeguro ou o PayPal.
O sistema direto, por sua vez, tem como vantagem a sua rapidez e praticidade para o checkout do cliente. No entanto, muitos usuários podem ficar desconfortáveis em colocar os seus dados bancários e pessoais em um site “desconhecido”.
Com base nisso, se você é um e-commerce pequeno que ainda não tem reputação online, o uso de um subadquirente pode eliminar objeções do usuário que impeçam as vendas.
4. Estoque e logística de entrega
Um dos maiores desafios de criar um e-commerce, além da criação da loja virtual em si, sem dúvidas está relacionado com a gestão de estoque e logística.
Para ter sucesso no seu negócio, estimar a demanda dos produtos para evitar “vendas perdidas” é fundamental. Além disso, o excesso também é um problema, pois causa o “encalhe”, obrigando o e-commerce a realizar promoções para não sair no prejuízo.
Planejar a armazenagem dos produtos é importante. Alguns produtos, por exemplo, exigem condições especiais de estocagem.
Por fim, a partir de um determinado volume de produtos, é provável que você precise de um espaço dedicado para essa armazenagem, como um galpão, por exemplo. No entanto, hoje em dia é possível terceirizar esse serviço.
As opções de transporte também precisam ser previstas. Hoje em dia, é importante levar em consideração o tipo de transporte com o grau de urgência dos clientes.
Os correios, por exemplo, possuem opções acessíveis. Além disso, a parceria com transportadora também deve ser avaliada; isso garante flexibilidade para a criação de fretes – o que pode ser um diferencial competitivo importante para o seu negócio.
5. Atendimento ao cliente
A comunicação com os clientes é indispensável nos canais de comunicação da empresa, especialmente para ter um feedback a respeito dos produtos e serviços para poder utilizá-los.
Um comprador insatisfeito, por exemplo, precisa ter uma forma de entrar em contato com o e-commerce para solicitar a troca ou reembolso de produtos.
Caso esses canais não existam ou sejam ineficazes, por exemplo, logo surgirão reclamações online em sites como Reclame Aqui – onde a reputação do seu e-commerce será avaliada por várias pessoas.
Estamos aqui para agregar ao seu negócio
Por fim, agora que você sabe o que é um e-commerce e quais são os passos para criar um, que tal contar com um time qualificado que vai te ajudar a mapear as melhores oportunidades para empreender com sucesso?
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